São Paulo Utópica

 

Inspirado pela ideia de utopia e da resignificação da cidade e seus espaços, o Instituto Via Cultural em 2014 lançou a proposta de uma ação coletiva, fotográfica e cartográfica, para imprimir o olhar cidadão à sua cidade.

 

Utopia SP traz a público, por meio de temáticas atuais e inerentes à questão da urbanidade, discussões sobre o indivíduo em sua relação com o coletivo.

Uma das inspirações para os ideais da iniciativa é 'o corpo utópico, as heterotopias', de Michel Foucalt, que defende a existência da utopia através das atividades e da dominação de espaços e territórios pelo homem.

O Concurso Cultural Fotográfico pode e pede a diversidade: Com fotos de celulares, nos percursos do dia a dia, fotos de fim de semana, da hora do almoço, de detalhes, de conjuntos, com ou sem cores, sugestões de olhares para a cena urbana.

Fotografia, registro, saber, memória, história.

 

Como a questão do olhar e o link com a proposta, o sentido, a procura, a denuncia, a percepção, podem mudar uma imagem?

 

O alcance do pensamento e olhar de cada um.

O olhar vem antes da técnica, o que se procura também.

É o que faz a diferença.

É o que nos faz buscar a técnica.

A fotografia é um importante instrumento de expressão e acessibilidade na arte, na política, na história e memória. Sua magia baseia-se em observar, criar o melhor enquadramento, luz, foco e, imprimir de uma só vez, seu coração.

Jay.jpg
Daia - FOTO VENCEDORA.jpg
rodrigommorales_-_01_-_Xepa_de_Feira_-_S
Rogério_Machado_Braga_Masp.jpg
Daia - FOTO VENCEDORA.jpg

2014
 A Cidade que eu Quero Viver

2015
H2O: Água nossa de todo dia

2016
 Seu Lixo Meu

2017
 Arte na Cidade

2018

São Paulo é um lugar para se conviver