cinemaeliseu2Cnew
Elyseu%20o%20Cineasta%20e%20artista%20et
desenhos%2018_edited
estudo para Os Diarios de Kafka
Eliseu Camara
CINEMA DE INVENÇÃO
ELYSEU VISCONTI CAVALLEIRO
GRATUITO
AVISO: 
veja pelo site:
www.youtube.com/viacultural
**********

Elyseu Visconti Cavalleiro

 

O cineasta Elyseu Visconti Cavalleiro

foi diretor, produtor e

artista experimentalista.

Herdeiro de plasticidade ímpar, expressada no desenho e nas artes gráficas, produz nos anos da ditadura no Brasil, uma cinematografia autoral, trazendo uma critica sobre valores e a burguesia brasileira em seus dois longas-metragens (Monstros de Babaloo e O Lobisomem – O Terror da Meia Noite). Como documentarista, carrega um caráter antropológico e etnográfico - segundo Câmara Cascudo, em dezenas de documentários sobre cultura popular, arquitetura colonial e outros temas.

***************

cinemaeliseu2Fnew.jpg

“Cinema de Invenção – Entre os Ditos e a Ditadura”

Evento online e gratuito, com a participação de grandes nomes do cinema nacional e duração de quase dois meses

 

O projeto é uma homenagem ao cineasta Elyseu Visconti Cavalleiro (1939-2014), lendário criador do CINEMA DE INVENÇÃO, parceiro de uma cinematografia guerreira que inclui autores geniais como Rogério SGANZERLA, Julio BRESSANE, Neville de ALMEIDA e Andrea TONACCI, entre outros. VISCONTI CAVALLEIRO recebe homenagem nesta exposição e mostra de cinema online, com prêmio PROAC LAB através da Lei Aldir Blanc, a partir de março, com programação aberta ao público e gratuita.

 

A programação acontece com  6 videoaulas sobre cinema, 6 webinários, 6 apresentações da obra cinematográfica do diretor (2 longa-metragens e 4 séries de documentários folclóricos e etnograficos. A programação também trás podcasts com convidados e uma mostra digital em site com textos e imagens sobre a trajetória do cineasta carioca falecido, que completou 50 anos de carreira, galeria 3D, matérias sobre o cinema brasileiro e entrevistas.

 

As videoaulas acontecerão às segundas-feiras, de 1º de março a 5 de abril, ao vivo, às 19h, no canal do Via Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/ViaCultural/).

 

Dentre os diretores e produtores confirmados para ministrar as aulas estão Valter Rege (01/03), Carlota Atilano (08/03), Murilo Pasta (15/03), Laís Perini (22/03), Leonardo Brant (29/03) e Larissa Figueiredo (05/04), que abordarão diferentes aspectos dos cinemas possíveis de hoje.

 

Os webinários serão realizados às quartas-feiras, de 3 de março a 7 de abril, às 20h, também no canal do Via Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/ViaCultural/), serão ministrados por Leonardo Brant (03/03), Tata Amaral (10/03), Murilo Pasta (17/03), Marcelo Rubens Paiva (24/03), Renato Ciasca (31/03) Carla Caffé e Eliane Caffé (07/04).

 

Na sexta-feira, 16 de abril, às 20h, Helena Ignez, Vera Terra, Júlio Bressane, Aruanã Cavalleiro (filho de Elyseu Cavalleiro e também cineasta radicado no EUA), Ewerton Belico (critico de cinema e pesquisador) e Viviane Ferreira (nova diretora da Spcine) participarão de um debate sobre os filmes de Elyseu Visconti Cavalleiro, que serão exibidos na semana seguinte, sobre o cinema da época, suas relações com as obras e com o autor dos filmes, e sobre o cinema nacional atual. O debate será transmitido pelo Youtube e reprisado no domingo, 18 de abril, às 20h.

 

Na segunda-feira, 19 de abril, será lançado o site que abrigará a mostra sobre a carreira de Elyseu Visconti Cavalleiro e onde serão exibidos os filmes do artista. O site inclui uma galeria 3D, fotos originais fine art, réplicas de documentos e referências de sua carreira multifacetada, além de links para entrevistas e mais.

As exibições dos filmes acontecerão de 19 a 25 de abril, sempre às 21h. Os dois longas-metragens de ficção de Elyseu, Monstros de Babaloo e O Lobisomem – O Terror da Meia-Noite (que têm Betty Faria, Helena Ignez, Zezé Gonzaga e Wilza Carla entre outros no elenco), serão exibidos nos dias 19 e 20 de abril, respectivamente, e reprisados no domingo, 25 de abril.

 

Os quatro compendios de documentários etnograficos do diretor serão exibidos na sequencia: Parati (21/04), Folguedos (22/04), Marrapaiá (23/04) e Ticumbi (24/04).

 

Os podcasts estarão disponíveis no Youtube, no Spotify e em outras plataformas a confirmar, a partir de sexta-feira, 5 de março.

 

PARA PARTICIPAR, É SÓ ACESSAR AS PLATAFORMAS.

 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Videoaulas – todas as segundas, de 01/03 a 05/04, às 19h.

Webinários – todas as quartas, de 03/03 a 07/04, às 20h.

Podcasts – todas as sextas, de 05/03 a 09/04, às 20h.

Debate – sexta-feira, 16/04, às 20h, com reprise domingo, 18/04, às 20h.

Exibição dos filmes – de segunda, 19/04, a domingo, 25/04, às 21h.

Mostra virtual – abertura 19/04, e encerramento 25/07.